Uma breve incursão pelos domínios de Callou: a melodia da frase, a sintaxe e o discurso
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n0a23291Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar resultados recentes sobre a investigação da estrutura [SN + Pronome Anafórico + Verbo], no Português Brasileiro, como se verifi ca em: “Esse material teórico ele vai subsidiar também as discussões...”, na qual um pronome anafórico (ele) aparece, retomando o SN (esse material teórico). A pesquisa investigou a modalidade oral, através da análise de um corpus produzido em situações reais de uso e constituído por vídeos do site www.youtube.com, a partir do ano de 2010. Recorrendo a princípios da Linguística Funcional e da Sociolinguística Variacionista, foi investigada a ocorrência dessa estrutura em três gêneros discursivo-textuais: sermões religiosos, entrevistas televisivas e aulas expositivas. De um modogeral, os resultados apontaram a ocorrência do pronome anafórico sendo favorecida por motivações discursivo-funcionais. Damos destaque a três dessas motivações: a presença de material interveniente entre SN e Verbo, a mudança de função sintática e o traço de animacidade. Além da análise desses contextos linguísticos, foi feita, também, uma breve comparação de aspectos
prosódicos das formas variantes, em que se verifi cou a presença de movimentos melódicos que permitem diferenciar uma estrutura da outra. Tecemos algumas comparações com o trabalho de Callou et alii, que foi pioneiro na análise prosódica da estrutura em análise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).